Ex-Oasis, Zak Starkey é demitido pelo The Who
Baterista estava na banda de Roger Daltrey e Pete Townshend há quase 30 anos.
No final da noite de terça-feira, 15 de abril, a imprensa inglesa noticiou que o baterista Zak Starkey foi demitido pelo The Who. Poucas horas depois, o grupo confirmou a notícia em um breve comunicado.
“A banda tomou uma decisão conjunta de não continuar com Zak após os shows realizados no Royal Albert Hall. Existe apenas admiração por ele e o desejo de tudo de melhor para o seu futuro”, afirmou um porta-voz, em nome de Roger Daltrey e Pete Townshend.
Filho de Ringo e afilhado de Keith Moon, o baterista original e histórico do Who, Zak estava no grupo desde 1996.
O portal inglês The Mirror relatou que houveram desentendimentos nos shows citados no Royal Albert Hall, há algumas semanas. O The Who fez duas apresentações no local, dentro da programação do Teenage Cancer Trust, tradicional evento beneficente apadrinhado por Daltrey.
Em paralelo ao The Who, Zak atualmente faz parte do coletivo experimental Mantra of the Cosmos, e tem ao seu lado seu ex-parceiro de Oasis, Andy Bell, além de Shaun Rider e Bez, ex-Happy Mondays.
No início do ano, Zak passou por um breve problema de saúde que envolveu um coágulo sanguíneo em uma de suas pernas, o que o obrigou a ficar de molho por duas semanas e forçou o Mantra of the Cosmos a cancelar um show em Londres.
Penúltimo baterista da trajetória do Oasis, Zak entrou no grupo em 2004 em substituição a Alan White, o mais longevo do grupo. Além de se apresentar com a banda ao vivo entre 2004 e 2007, Zak também participou ativamente das gravações dos álbuns “Don't Believe The Truth” e o derradeiro “Dig Out Your Soul”, deixando o Oasis em 2008 por incompatibilidade de agenda com o The Who.
Ativo nas redes sociais, Zak Starkey ainda não se pronunciou sobre a notícia.
Abaixo, um registro do último show de Zak com o The Who, em 30 de março passado, em Londres.